Parabéns Zé!

20051201-adirc.jpg

por  Walder Junior, colaborador

 No domingo, dia 16 de março, José Dirceu completou 62 anos de vida. Vida marcada por movimentos estudantis, ditadura, luta armada, exílio, Cuba, Partido dos Trabalhadores, Governo e escândalos.

Parabéns Zé, por fazer parte do cenário político brasileiro seja lutando por um Brasil melhor, seja ajudando a fundar uma das maiores forças políticas de oposição, o PT. Palco seu, este, por muito tempo e ainda o é.

Parabéns Zé, pelos abraços e felicitações de políticos influentes e amigos de longa data que prestigiaram sua festa, o Palocci, Zé Múcio, Zé Genoino, a “Mãe do PAC”, Hélio Costa e outras personalidades que sempre aparecem aqui e ali para o nosso deleite político.

Parabéns Zé, pelo blog para discutir um Brasil mais justo, pela resposta às denúncias infundadas da revista Veja, pelo discurso da queda onde disse que saía mas não deixava de governar. 

Agora, parabéns mesmo Zé, por nos alertar e nos lembrar que as pessoas mudam, da água para o vinho, do vinho para a água ou até mesmo dá água para outra água, mais suja, contaminada, bebida por muitos nesse país.

Você mudou e sabe disso, melhor, nós sabemos!  🙂

9 Respostas para “Parabéns Zé!

  1. FANTÁSTICO; IRRESISTÍVEL.

    Vamos acender umas velinhas para o Zé, e, entre elas, colocar seu caixão. Vamos mudar o Zé, agora para um “presunto”.

    André

  2. Belíssimo. Sem mais.

  3. Marcos Cesar Barbosa Dos Santos Filho

    Março e o mês dos homens honestos

    “Os poderosos podem matar uma, duas, até três rosas, mas nunca deterão a primavera”.

    Se fosse vivo hoje Honestino Guimarães teria a idade de ser meu pai, teria, se não tivesse sido morto por uma ditadura que de 1964 a 1985 acompanhou de forma triste a nossa política e sociedade . Viveu em uma época que influenciou profundamente a historia nacional. No dia 28 de março próximo, completaria 61 anos .

    PARABÉNS ZÉ ? Parabéns HONESTINO GUIMARÃES, Principal defensor de uma universidade livre, de um mundo justo de um Vasco melhor ( o companheiro tinha esse defeito , mas não se traiu)

    Defendeu com ferocidade o plano orientador de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro que culminou com a construção da universidade de Brasília. O movimento estudantil tinha outras bandeiras e a juventude enfrentava outros dilemas.

    Existiam mais pessoas que se desprendiam dos seus quereres por um ideal. Parabéns ZÉ você era uma delas …era !

    Na direção da FEUB (federação dos universitários de Brasília ) Honestino conduziu o movimento estudantil no ano de 1968, época de grandes mobilizações, no qual se destaca a manifestação dos 100.000 no Rio de janeiro.

    O movimento na capital federal era dos mais combativos do país.

    Foi de Honestino a liderança na UNB, da mobilização contra a repressão aos estudantes do rio de janeiro e o assassinato do estudante secundarista Edson Luiz de Lima Souto. No dia 15 de agosto, Honestino Monteiro teve sua prisão decretada e a Universidade de Brasília foi violentamente invadida , libertado passou a viver na perigosa condição de clandestino.

    Foi preso novamente no Rio de Janeiro no dia 10 de outubro e passou a engrossar a lista de “desaparecidos”, vítimas de um sistema intolerante e reacionário que não teve a coragem de assumir sua estupidez.

    Se ele também mudaria da água para o vinho? Quem sabe, mas enquanto esteve vivo esteve disposto por uma causa. Quando os holofotes haviam se desligado e os aplausos terminados,quando não havia ninguém a sua volta para lhe dar importância ,foi quando ele mais provou que tinha caráter.

    Que março seja o mês do honesto, do honesto Honestino .

  4. Fantástico. Gostaria de ter Honestino vivo e batalhador ainda hoje. Vivi todo este período em Brasília. Como secundarista, participei de algumas manifestações estudantis. Estive preso no Batalhão da Guarda Presidencial por sete horas. Honestino era um grande líder e junto com o Álvaro Gadelha Cavalcante, mobilizou meia Brasília contra a ditadura militar. Alvaro, teve mais sorte, pois não caiu nas garras do DOPS e após 20 anos vivendo clandestinamente, voltou à sua verdadeira identidade e hoje ainda vive em Brasília.

    Grandes personagens do lado bom da história.

    André

  5. Maravilhosa lembrança Marcos. Obrigado pela colaboração! E a você também André, pela depoimento vivo de momentos marcantes, brasileiros brilhantes.

  6. Infelizmente e bota infelizmente nisso, nós, povo brasileiro, somos ludibriados por uma cambada de políticos que só passamos a conhecer melhor depois que são eleitos e têm o poder. Vão aí: Zé Dirceu, Ciro Gomes (esse é perigoso….), Palocci, ihhhhhh! São muitos….

  7. Relembro duas célebres frases de Roberto Jefferson:

    1 – “Sai daí Zé!” (durante a CPI do mensalão)

    2 – “Não passa um fio de água limpa num cano de esgoto” – (durante o programa roda viva, se não me engano, quando perguntado se, no meio de tanta sujeira(no congresso), existia algum depudado honesto.)

    O Zé saiu (ou pelo menos ficou mais escondidinho..) e os outros?

  8. Marcos,

    Gostei muito de seu comentário e fiquei feliz de saber mais detalhes da vida de Honestino Guimarães. Foi bom lembrar da luta dos brasileiros pelo fim da DITADURA MILITAR que dominou nosso país por tantos anos. Além disso, saber que esse bravo revolucionario, era Vascaíno, e com certeza, com seu espirito de luta estariamos juntos na trincheira da luta gritando: “FORA EURICO”.

  9. Goethe meu amigo , muito grato , estou na luta com você !!!

    O homem que honra a si mesmo é capaz de ver as virtudes de outro homem.

    (José Martí)

Deixe um comentário